O que é uma análise de cohort?

03/12/2024
(esse artigo foi originalmente escrito em Português)

Afinal o que é uma análise de cohort?

Não é exatamente um indicador, mas encaixa perfeitamente na nossa série de posts de ferramentas essenciais aos gestores.

Uma análise de cohort – também chamado de coorte ou safra no Brasil – é uma técnica usada para entender o comportamento de diferentes grupos de indivíduos ao longo do tempo. Na prática, um cohort é um grupo de usuários que compartilham uma característica comum em um determinado período, como a data de aquisição de um produto ou a inscrição em um serviço.

 

 

 

O objetivo dessa análise é observar e comparar o comportamento desses grupos (cohorts) em relação a métricas específicas, como retenção, engajamento ou taxa de abandono. Ao segmentar os dados por cohorts, é possível identificar tendências, avaliar o impacto de ações específicas e entender melhor as variáveis que afetam o comportamento dos usuários.

Alguns casos de uso:

  1. Verificar se os clientes que se inscreveram durante uma promoção especial permanecem ativos por mais tempo.
  2. Se uma melhoria de produto melhora a retenção de clientes ao longo do tempo.
  3. Analisar impacto de mudanças de preços.
  4. Tentar prever o quanto um novo cohort de clientes irá trazer de receita, com base em cohorts anteriores.

 

Gostaria de um template grátis para criar este tipo de análise? Entre em contato conosco!