Margem de Contribuição

03/12/2024
(esse artigo foi originalmente escrito em Português)

A Margem de Contribuição é um conceito fundamental na gestão financeira. É utilizada para avaliar a lucratividade de um produto, serviço ou negócio, e o quanto o crescimento ajuda a pagar os custos fixos e gerar lucro. Vamos à fórmula:

Margem de Contribuição = Receita Líquida – Custos Variáveis

Todos temos clareza da nossa receita líquida (será?) – já definir o que são custos variáveis sempre gera discussão. Insumos diretos sempre devem entrar nesse cálculo – mas e pessoas? E custos de marketing e vendas tais como eventos? Comissões comerciais, rebates, etc?

Na Warun temos uma visão de como considerar cada tipo de custo:

  • Insumos produtivos: sempre incluir como custo variável.
  • Meios de pagamento e tarifas bancárias: de forma geral devem ser considerados.
  • Nuvem / hospedagem: caso o custo de nuvem cresça com mais clientes ou mais uso, deve ser considerado.
  • Aluguel: considerar um pro-rata do que utilizam as equipes de atendimento, suporte, field services etc – ou seja, equipes que crescem de acordo com o volume de negócios da empresa.
  • Software, Hardware e Facilities: segue a mesma regra do salário do profissional que o utiliza. Se o profissional que usa o software tem seu custo considerado na margem de contribuição, então o software deve entrar tb.
  • Equipes de atendimento e suporte : entendemos que devem ser considerados custos variáveis.
  • Outras equipes (engenharia, financeiro, etc): entendemos que é melhor não considerá-los custos variáveis, salvo se a empresa tem um modelo de negócio similar a um outsourcing onde estas áreas aumentariam para servir diretamente a clientes novos.
  • Marketing e Vendas: este é talvez o item mais discutido no cálculo da margem de contribuição. Nossa recomendação, que vem dos tempos de Rocket Internet, é criar dois cálculos de margem de contribuição: um sem estes custos e um com.

Lembremos que a margem de contribuição é uma métrica gerencial – ou seja, ela deve ser calculada para que o gestor tenha um entendimento real de como o seu negócio escalará.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!